Pages

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Português para a Caixa Econômica Federal: Curso de Teoria e Questões Comentadas

Olá, amigos e amigas!

Tudo bem?

Compartilho uma novidade com vocês: lancei o curso de Teoria e Questões Comentadas para a Caixa Econômica Federal no site Estratégia Concursos.

Abaixo, seguem duas questões extraídas da aula 00 (demonstrativa):

(Cesgranrio-2011/FINEP) Uma das características de um documento oficial bem redigido é o(a):

(A) discurso acadêmico
(B) jargão burocrático
(C) padrão culto da língua
(D) linguagem figurada
(E) linguagem rebuscada

Comentário: Os documentos oficiais devem ser redigidos com impessoalidade, padrão culto da língua, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Entretanto, é importante frisar que o uso do padrão culto não implica o emprego de linguagem rebuscada, tampouco dos contorcionismos sintáticos e figuras de linguagem próprios da linguagem literária. Dessa forma, podemos concluir que não existe propriamente um “padrão oficial de linguagem”; o que existe é o uso do padrão culto nos atos e nas comunicações oficiais. Nos expedientes oficiais, há preferência pelo uso de determinadas expressões e pela aplicação tradicional no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada a determinado grupo. A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo fundamental evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja familiarizado com eles.

Gabarito: C.


(Cesgranrio-2006/Petrobrás-Adaptada) Com relação às características estabelecidas para correspondências oficiais, julgue o item a seguir.

I. A impessoalidade, a clareza, a concisão e o paralelismo gramatical são qualidades necessárias à boa redação.

Comentário: As correspondências oficiais são marcadas por características, entre as quais se incluem a impessoalidade, a clareza e a concisão. O paralelismo gramatical se inclui no padrão culto da língua, que respeita as regras da gramática formal.

Gabarito: Correto.


Confiram a aula demonstrativa clicando aqui.

Bons estudos e rumo à aprovação!
Prof. Fabiano Sales.

Um comentário:

  1. Rayane Gonçalvessábado, 05 maio, 2012

    Professor Fabiano Sales o senhor está de parabéns!!!Adorei o blog,que faz com que a língua portuguesa seja valorizada de uma maneira bem interessante,que cativa o leitor.Acabei com várias dúvidas e vou espalhar pra todos os meus amigos como vale a pena dar uma olhada nesse blog!!Muito obrigada!!Beijos...

    ResponderExcluir