Pages

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Novo Acordo Ortográfico - Questões (2)

Alô, amigos e amigas!

Hoje compartilho com vocês mais três questões sobre a temática nova ortografia. Vamos lá!

(UNIFESP-2009) Das alternativas abaixo, apenas uma delas traz uma palavra cuja acentuação foi retirada, de acordo com as Novas Regras de Ortografia. Assinale-a:
a) Assembléia;
b) Próprias;
c) Renováveis;
d) País.


Comentário: O Novo Acordo Ortográfico retirou o acento agudo dos ditongos abertos "ei" e "oi" das palavras paroxítonas (assembleia, colmeia, epopeia, joia, jiboia, tramoia). Vale frisar, entretanto, que os ditongos abertos das palavras "Méier" e "destróier" continuam a ser acentuados, por serem paroxítonas terminadas em "-r".

Gabarito: A.


(IADES-2010) Assinale a alternativa incorreta, considerando a acentuação das palavras "físicas", "psíquicas" e "biológicas" e o novo acordo ortográfico.
a) A maioria das palavras que foram alteradas, quanto à acentuação, por força do Novo Acordo Ortográfico, são paroxítonas.
b) As palavras mencionadas estão marcadas com acento agudo, pois ainda cumprem a regra anterior. Segundo o Novo Acordo Ortográfico, não seriam acentuadas.
c) O acento agudo empregado nas três palavras indica sua sílaba tônica, portanto são proparoxítonas. Segundo a regra, que não sofreu alteração com o Novo Acordo, todas as proparoxítonas são acentuadas.
d) O Novo Acordo Ortográfico aboliu a maioria dos acentos diferenciais das paroxítonas.


Comentário: As palavras "físicas" (fí-si-cas), "psíquicas" (psí-qui-cas) e "biológicas" (bi-o-ló-gi-cas) são acentudas por serem proparoxítonas, ou seja, aquelas em que o acento tônico recai na antepenúltima sílaba. É importante frisar que a nova ortografia não alterou a regra de acentuação dos vocábulos proparoxítonos. Portanto, todos esses vocábulos continuam acentuados. Essa justificativa é encontrada, inclusive, na assertiva C.

Gabarito: B.

(MPE/MS-2011) Segundo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinale a alternativa em que há erro de acentuação gráfica.
a) Eu abençoo todos os fiéis desta igreja, disse o padre;
b) A ideia principal deste curso é proporcionar atualização sobre a matéria;
c) Os cientistas estavam presentes na expedição no momento em que a jóia foi encontrada no fundo do mar;
d) Todos os torcedores creem na recuperação do time nesta etapa final;
e) Ele não pôde sair este final de semana, pois prestou concurso público sábado e domingo.

Comentário: O Novo Acordo Ortográfico retirou o acento agudo dos ditongos abertos "ei" e "oi" das palavras paroxítonas (assembleia, colmeia, epopeia, ideia, joia, jiboia, tramoia). Portanto, segundo a nova norma, em "Os cientististas estavam presentes na expedição no momento em que a jóia foi encontrada no fundo do mar.", a grafia correta da palavra em destaque seria "joia".

Gabarito: C.

Por hoje é só, estimados alunos!
Em breve, escreverei mais artigos.
Bons estudos e grande abraço!
Prof. Fabiano Sales.

6 comentários:

  1. Olá , professor!!
    Meu xará!! (ou seria chará?)

    Recentemente venho acompanhando suas publicações aqui no Blog, especialmente os comentários das provas recentes de concursos. Muito grato por tudo!
    Está de parabéns esta sua iniciativa!
    Seu Blog já é Favorito!!

    Um abraço!!
    Salles Silva
    =D

    ResponderExcluir
  2. Gostei de suas criteriosas explicações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Professor, o senhor teve uma ideia maravilhosa de colocar questões com comentários sobre o novo acordo ortográfico.Assim tenho a oportunidade de estar exercitando e fixando sobre as novas mudanças na linguagem escrita do nosso país.Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Muito Obrigada!!!As atividades são otimas,coloque no blog mais!!!1

    ResponderExcluir