Pages

sábado, 29 de outubro de 2011

FCC :: Vozes Verbais :: Questões Comentadas

Olá, meus amigos e minhas amigas!

Hoje compartilho com vocês duas questões da banca Fundação Carlos Chagas sobre a temática Vozes Verbais.

(FCC-2011/TRT-24ª Região) Transpondo-se para a voz passiva a frase Hoje a autoria institucional enfrenta séria concorrência dos autores anônimos, obter-se-á a seguinte forma verbal:

(A) são enfrentados.
(B) tem enfrentado.
(C) tem sido enfrentada.
(D) têm sido enfrentados.
(E) é enfrentada.


Comentário: Para facilitar a análise, vamos colocar a frase na ordem direta (sujeito – verbo – complementos – adjuntos adverbiais): “A autoria institucional enfrenta séria concorrência dos autores anônimos hoje”. Assim, percebemos que o sujeito da voz ativa é “a autoria institucional”, termo que desempenhará, na voz passiva, a função de agente da passiva; “séria concorrência dos autores anônimos” é o objeto direto na voz ativa, desempenhando a função de sujeito da voz passiva.

Séria concorrência dos autores anônimos _____________ pela autoria institucional.

A questão exigiu de vocês a transposição para a voz passiva. Primeiramente, lembrem-se da dica: a voz ativa sempre terá um verbo a menos do que a voz passiva analítica. Assim, já eliminamos as letras C e D. Para transformar o verbo da ativa em locução verbal de voz passiva, devemos nos atentar para a manutenção do tempo verbal: a forma verbal “enfrenta” está flexionada no presente do indicativo, razão por que a locução verbal de voz passiva também deverá estar no mesmo tempo e modo. Para concordar com o sujeito “Séria concorrência dos autores anônimos”, cujo núcleo “concorrência” está no singular, o verbo auxiliar (o primeiro da locução verbal) também deverá estar neste número. Sendo assim, resta-nos somente a opção E como correta:

Séria concorrência dos autores anônimos é enfrentada pela autoria institucional.

Gabarito: E.



(FCC-2009/TRT-7ª Região) Transpondo para a voz passiva a construção Darcy Ribeiro “(...) não admitiria a alternativa”, a forma verbal resultante será:

(A) teria sido admitida.
(B) seria admitida.
(C) teria admitido.
(D) fora admitida.
(E) haveria de admitir.

Comentário: Inicialmente, lembrem-se da dica: a voz ativa sempre terá um verbo a menos do que a voz passiva analítica. Assim, já eliminamos a letra A. O verbo da frase está flexionado no futuro do pretérito do indicativo. Logo, a locução verbal de voz passiva também deverá estar flexionada neste tempo e modo: “A alternativa não seria admitida”.

Gabarito: B.


Para refletir: "Se você quer ser bem-sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo." (Ayrton Senna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário